Emoção e muitas homenagens marcaram a sessão da Câmara Municipal de Araçatuba, na noite de 22/06/2018, que entregou o título de Cidadão Araçatubense ao vereador Cido Saraiva (MDB). As galerias ficaram lotadas de autoridades e simpatizantes. O mesmo aconteceu na frente do prédio, na praça Nove de Julho, onde muitas pessoas acompanhavam um telão.
Cido Saraiva recebeu muitas autoridades da região, como o ex-ministro da Previdência Social Carlos Gabas, o prefeito de Bento de Abreu, Genival Prates Alves, os vice-prefeitos de Birigui, Carlito Vendrame, e de Penápolis, Carlos Alberto Feltrim, além de diversos vereadores e lideranças políticas.
Os ex-prefeitos de Araçatuba Valter Tinti e Antônio Barretos dos Santos também marcaram presença. O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, foi representado pela secretária de Cultura e Turismo, Tieza Lemos Marques.
Cido Saraiva emocionou-se diversas vezes ao assistir um vídeo produzido pela TV Câmara, que contava sua história, e com os discursos, inclusive do autor do projeto, o vereador Antônio Edwaldo Dunga Costa, e o presidente da Casa, Rivael Papinha. O pré-candidato a governador pelo MDB, Paulo Skaf, também gravou uma mensagem ao amigo araçatubense.
Em seu discurso, Cido voltou a se emocionar ao falar da mãe, dona Lourdes, que estava internada, com problemas de saúde, e não pôde comparecer à solenidade - ela já recebeu alta. O vereador contou um pouco de sua história de vida e de parlamentar; agradeceu aos familiares e a todos os araçatubenses pelo apoio que recebeu e destacou, com orgulho, seu trabalho social. Cido mantém duas casas de apoio a doentes de câncer, uma em Barretos e outra em Jales, além de uma casa de fisioterapia em Araçatuba.
Ao final de seu discurso, Cido Saraiva citava trechos da música "Luzes de Araçatuba", de Magno Martins, quando surpreendeu ao descer até a área reservada aos vereadores para completar o último verso de braços abertos e mais próximo dos convidados. Depois, reverenciou a todos, sendo aplaudido de pé.
Discurso do vereador Cido Saraiva, nesta sexta-feira (22/06), na Câmara de Araçatuba, ao receber o título de Cidadão Araçatubense. #cidosaraiva
Publicado por Cido Saraiva em Sexta, 22 de junho de 2018
Cido Saraiva recebeu o título de Cidadão Araçatubense das mãos de Dunga, voltando a ser muito aplaudido ao erguer a placa. Funcionários da Câmara Municipal entregaram a ele uma placa com os dizeres "Quando alguém que admiramos conquista algo que o faz feliz, também ficamos felizes". O vereador ainda recebeu um presente de seus colaboradores (canetas personalizadas), posando com eles para fotos.
"Esta homenagem, na verdade, é para cada um de vocês que frequentam nossas casas de apoio, pela batalha que travam pela vida. Eu sou apenas um instrumento de Deus. E se ele me deu esta missão, quero continuar trabalhando cada vez mais", destacou Cido Saraiva.
O DISCURSO
Leia, na íntegra, o discurso de Cido Saraiva:
"O que é ser araçatubense?
Talvez seja aquela pessoa que já experimentou a água do ribeirão Baguaçu e nunca mais se esqueceu da "Terra do Boi Gordo", onde viveram figuras ilustres como Tião Maia, Bolinha, Tião Carreiro, entre outras.
Talvez seja a pessoa que um dia experimentou um lanche delicioso batizado de Dunga, como passou a ser conhecido o cachorro-quente na cidade. E, após lamber os dedos, soltou um "vôti!".
Talvez seja ainda alguém que adora caminhar pela avenida Pompeu de Toledo ou trafegar em seu carro pela avenida Araçás, que substituiu os trilhos que deram origem ao município.
Não escolhemos a cidade onde nascer, mas escolhemos a cidade onde viver. E eu escolhi Araçatuba!
Não me vejo mais longe desta cidade maravilhosa. Conheço muito bem o seu povo, seus bairros, suas virtudes e problemas.
Mas o que é ser araçatubense?
Talvez seja a pessoa que pode desfrutar de um rio Tietê tão limpo que é possível pescar, nadar e até beber sua água; talvez seja aquela pessoa que pode ir trabalhar de bicicleta, porque a nossa cidade é dona de uma topografia privilegiada.
Receber um título de Cidadão Araçatubense é motivo de orgulho!
Agradeço muito ao amigo Dunga por esta honraria. Uma homenagem que me faz acreditar que estou no caminho certo, trabalhando em prol de um povo que me faz crescer a cada dia com sua confiança e apreço.
Venho de uma família pobre, mas rica em virtudes. Nasci em Fênix, uma cidade do Paraná com menos de cinco mil habitantes, mas sou araçatubense de coração, pois escolhi esta cidade para viver e criar meus filhos.
Agradeço a todos que me acolheram em Araçatuba!
Para ajudar a sustentar minha família, comecei a trabalhar muito cedo, com 9 anos. Naquela época, coletava verduras no Ceasa para vender.
Com muita luta e trabalho, tornei-me um empresário bem-sucedido. Foi difícil, e é difícil neste país manter empresas, mas nunca desisti.
Acho que quando Deus prepara algo pra gente, devemos agradecer, fazendo a mesma coisa com seus outros filhos. Assim, tenho orgulho do trabalho social que realizo!
Decidi abrir duas casas de apoio a pessoas que enfrentam o câncer. Uma delas fica em Barretos e a outra em Jales.
São locais para que essas pessoas possam se alojar com conforto e ambientes com ar-condicionado, sem que tenham que pagar qualquer quantia.
Em Barretos, foram 8.464 pacientes atendidos até hoje; em Jales, 5.468.
Em Araçatuba, mantenho uma moderna casa de fisioterapia, onde pacientes carentes são atendidos por profissionais capacitados e com equipamentos modernos.
Entre 2014 e 2016, a Casa de Fisioterapia Cido Saraiva fez 46 mil procedimentos; em 2017, foram 36 mil; neste ano, até o momento, foram 14 mil.
O que eu realmente vou levar para o resto da minha vida é este trabalho social, o sorriso de cada um e o abraço que recebo das pessoas que frequentam as nossas casas de apoio.
Esta homenagem, na verdade, é para cada um de vocês que frequentam nossas casas de apoio, pela batalha que travam pela vida. Eu sou apenas um instrumento de Deus. E se ele me deu esta missão, quero continuar trabalhando cada vez mais!
Meu trabalho voltado ao social fez com que os araçatubenses confiassem em mim para representá-los na Câmara Municipal.
Estou em meu terceiro mandato nesta Casa. No primeiro, na legislatura 2009/2012, fui o terceiro mais votado, com 3.165 votos.
Consegui a reeleição para mais quatro anos, de 2013 a 2016, ficando em primeiro lugar, com 5.232 votos.
Em 2016, cheguei ao terceiro mandato, sendo o vereador mais votado da história de Araçatuba. Foram 8.341 votos.
Eu não sou nada e não vou a lugar nenhum sozinho. Mas com vocês, juntos, podemos fazer muito mais.
Tenho orgulho do meu trabalho em todos esses anos no Legislativo!
Fui duas vezes presidente desta Câmara: nos biênios 2011/2012 e 2015/2016. Na segunda vez, fui eleito presidente sem ter votado em mim.
Agradeço a todos os vereadores desta Casa pela paciência que sempre tiveram comigo. Estou aqui cada dia aprendendo mais com vocês.
Agradeço à TV Câmara pelo excelente trabalho realizado.
Agradeço a todos os funcionários do Legislativo, desde a equipe de limpeza até o diretor-geral Antônio Lourenço Leal, o Toninho.
Agradeço aos meus assessores, colaboradores, enfim, todos os funcionários.
Este título não é apenas meu, é de vocês também.
É o fruto de um trabalho em grupo. Eu sei que posso contar sempre com vocês; e saibam que sempre poderão contar comigo.
Agradeço também a todos os profissionais da imprensa: jornais, rádios, TVs e sites.
Para encerrar, gostaria de citar trechos da música "Luzes de Araçatuba", de Magno Martins, que podem explicar o que todos nós, araçatubenses de verdade, sentimos por esta grande cidade.
Em um de seus versos, Magno destaca o que passa pela nossa cabeça quando saímos ou voltamos de uma viagem:
"Quando eu tô chegando em casa,
Vindo lá da capital
As luzes de Araçatuba
Me livram de todo o mal
O bairro, a casa, a família,
Amigos, bares e quintais;
As luzes de Araçatuba
São limites desta paz
E quando eu tô indo embora,
Sempre olho para trás;
As luzes de Araçatuba
Me esperam feito um cais
Brilham mais do que o futuro,
Valem mais do que dinheiro;
São emoções reunidas,
De um poeta passageiro"
Obrigado."
| Compartilhe: | ||||||

